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terça-feira, 27 de abril de 2010

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O blog não é um Jornal Online e nós não somos jornalistas. Trata-se de um simples “placard de corticite” onde poderão ser afixados alguns avisos, recados ou lembretes.
Contudo as suas histórias, fotos, vídeos, artigos de opinião e sugestões podem sempre ser enviados para blogpurtal@gmail.com para “afixarmos”.

O espaço é seu… Participe!

7 comentários:

Unknown disse...

Amigos de Alcanede venho mais uma vez e pelos piores motivos escrever neste (Purtal)e refiro.me ao Centro de Saude de Alcanede.O meu pai tem o azar de depender dos médicos que vão aterrando por aqui, porque por experiência própria já me apercebi que as mudanças não são nenhumas.Passo a explicar, no dia 16/04 o meu pai depois de muita pressão nossa conseguiu uma consulta, visto que é diabético dependente de insulina ,a srª Drª mandou o meu pai fazer com caracter de urgencia análises e dizendo.lhe que as queria ver logo que prontas, vindo o meu pai a tentar no dia 27/04 que a Drª as visse mas estava de férias, voltou ontem 28/04 e qual é o meu espanto quando ao fim de 3 horas de espera e com insistencia minha a srª DRª olhou!!! penso eu para as análises, porque ela não chegou a ver o doente e mandou a funcionária dizer para marcar consulta que por acaso vai ser no dia 26 /05.Deixo a pergunta ,será que 1 mes depois e para quem tem vários problemas, que os resultados das análises que a srª Drª Conceição Goucha mandou fazer terão algum sentido nessa altura? Isto não será dinheiro mal gasto do erário publico?Será que os médicos são uma classe à parte?

Anónimo disse...

Caro Luis,

É de facto muito triste a organização (ou falta dela) da extensão de saúde de Alcanede.

O problema não é dos médicos em particular, mas sim do sistema num todo. Criou-se uma filosofia de "atrasar" o sistema e de não produzir que é incompreensível.

Um dos problemas é que os médicos dos cuidados de saúde primários, e neste caso concreto, "não conhecem o patrão", digo, não têm ninguém a exigir nada... não se exige produtividade, qualidade, eficiência. Nada, simplesmente nada!

Para estes (maus) médicos, tanto faz atender 4 doentes como 40!

A situação em causa, deve ser denunciada no livro de reclamações, para que o descontentamento chegue a quem manda (ou devia mandar). Mesmo que lhe dificultem o acesso ao referido livro, e mesmo que lhe ofereçam uma consulta "já" em troco da "não denuncia", por favor, escreva e relate o seu caso.

Por outro lado, falta competência a quase todos os funcionários para-médicos e administrativos desta "pobre extensão de saúde".

Nem todos os CS funcionam desta forma. Conheço, aliás, médicos de atenção primária, que têm "patrão", e são "obrigados" a atender 30-40 doentes por dia, fora os que aparecem sem marcação! E lista de espera de 1-2 dias, para casos de menor importância.

Por outro lado, também conheço 2 médicos (estrangeiros), que foram trabalhar para uma terriola algures no Alentejo profundo, numa daquelas extensões de saúde, em que também não se conhece o "patrão". Chegaram, adaptaram-se, começaram a ver 30 doentes / dia, reduziram a lista de espera p/ consultas de 2 meses para 2 dias e meteram o sistema a funcionar dentro da normalidade (para os doentes que lhe foram atribuídos). Resultado: Quase todos os pacientes dos outros médicos pediram mudança de médico (para estes 2 estrangeiros), CRIARAM UM CONFLITO com os médicos "da casa", e foram dispensados do serviço 1 ano depois...

Mais uma vez se conclui que é preciso conhecer o patrão para que o sistema funcione.

Outra achega. É ridículo que os exames complementares de diagnóstico e análises sejam feitos em "privados", quando seria muito mais barato dotar o serviço com as valências de "recolha de sangue", por exemplo, e enviar a um laboratório público, ou mesmo privado, gastando muito menos dinheiro, tempo e paciência. (o mesmo se aplica a exames simples como EKG, ECO, etc). Hoje em dia existe tele-medicina para "relatar" os exames que sejam susceptíveis de dúvidas na interpretação por médicos menos diferenciados.

CONCLUSÃO: RECLAME, MEXA-SE, DENUNCIE o MÉDICO e os restantes INTERVENIENTES.

Se cada um de nós fizer isto, "engatamos" o sistema, aborrecemos as pessoas, e fazemos com que ganhem respeito por quem, infelizmente, precisa.

A missão principal dos cuidados de saúde primários é a promoção da saúde e a prevenção da doença.

Enfim, poderia escrever mais, mas disto já todos sabemos!

Em ALCANEDE as pessoas são de "brandos costumes", e parece haver hoje em dia um certo AUTISMO e ou ESQUIZOFRENIA, onde cada um só se preocupa com o seu umbigo.

@***

Unknown disse...

Para complemento da minha intervenção anterior venho acrescentar que as análises pedidas entre outras foi ás fezes, e que o meu pai com a idade de 78 anos ficou muito assustado porque foi a primeira vez que fez tal analise, e depois de tudo isto que mexe com a parte psicológica não é pelo menos visto pela Srª Drª.Em relação ao livro de reclamações enquanto estive á espera dei por mim a ouvir uma utente (que eu bem conheço)a pedir o livro e foi.lhe dito que desapareceu,daí optei por dar a conhecer publicamente o assunto.É bom que mais pessoas contem as suas situações. Um abraço

Anónimo disse...

Desapareceu? Como desaparece um livro de reclamações?

Só há esse? Não há mais nenhum?

Então não era um livro de reclamações, era uma relíquia.

O que se inventa com medo de receber uma reclamação e uma posterior "repreensão"...

Anónimo disse...

Parece que não é o primeiro a desaparecer... basta uma pequena pesquisa no Google para ler alguns casos como este...

A entidade reguladora de saúde disponibiliza um livro de reclamações online.

www.ers.pt

http://jn.sapo.pt/Dossies/dossie.aspx?content_id=886638&dossier=Remodela%E7%E3o%20das%20urg%EAncias

http://diario.iol.pt/sociedade/livros-de-reclamacoes-saude-portal-ers/904939-4071.html

Anónimo disse...

Link directo para aceder ao livro de reclamações online:

http://www.ers.pt/portal_url/informacoes_uteis/livro-de-reclamacoes-online

Zangado disse...

Reclamação sim.. Sempre!... O livro tem que estar disponível.

Muito triste!