Feeds RSS

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bombeiros Voluntários de Santarém sem dinheiro para pagar salários




Pela primeira vez na sua história, a direcção dos Bombeiros Voluntários de Santarém (BVS) chegou ao final de um mês sem ter dinheiro para pagar os salários ao pessoal. Aconteceu no final de Abril e as responsabilidades são atribuídas à Câmara Municipal de Santarém, que não tem cumprido o protocolo de transferência de verbas em vigor e já deve à associação cerca de 93 mil euros.

O presidente da direcção, Diamantino Duarte, diz que a instituição entrou em ruptura de tesouraria – “esgotaram-se as reservas” - mas espera ter a situação resolvida no decorrer desta semana, possivelmente recorrendo à banca. Em causa está o pagamento de cerca de 16 mil euros a 22 elementos que prestam serviço no quartel, entre telefonistas, administrativos e operacionais.

O protocolo estabelecido entre os BVS e a Câmara de Santarém define que a autarquia transfira mensalmente cerca de 6,5 mil euros para ajudar a fazer face às despesas da corporação, que rondam os 40 mil euros por mês. Apesar dos atrasos nesse apoio, Diamantino Duarte diz que a actividade operacional não está em causa e até compreende as dificuldades financeiras que vive o município. Mas já lhe custa mais a entender que não haja diálogo entre as duas instituições.

“Tenho uma reunião pedida ao presidente Moita Flores desde Fevereiro e até agora não obtive resposta. Falámos com a vereadora das finanças que nos disse que não havia dinheiro. Custa-me, sobretudo, não haver mais espírito de colaboração e entreajuda, para tentarmos encontrar uma solução”, afirmou Diamantino Duarte contactado por

O MIRANTE.

O assunto foi levado à última sessão da Assembleia Municipal de Santarém por eleitos da CDU, PS e CDS, na sequência da reunião que elementos dos vários partidos com assento nos órgãos autárquicos mantiveram na semana passada com a direcção da associação. Um encontro onde esteve também a Governadora Civil de Santarém Sónia Sanfona. A intenção foi sensibilizá-los para a difícil situação que os BVS vivem.

Durante a assembleia municipal, o presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores (PSD), disse que a autarquia recebe pedidos de todos os lados e repetiu que a situação que se vive é muito complexa e que “não é só aos Bombeiros Voluntários de Santarém que custa”, exortando-os a resistir nestes momentos de dificuldade.

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o líder da concelhia do PS lamentou a situação e manifestou a solidariedade para com a associação. “É um exemplo elucidativo da gestão horrível que há na Câmara de Santarém, com uma inversão total das prioridades”, declarou Pedro Pimenta Braz.

Fonte: Jornal O Mirante

E nos Bombeiros de Alcanede? ... Pernes... Juntas de Freguesia e outras Associações?

5 comentários:

Anónimo disse...

Em Alcanede está tudo bem, e recomenda-se!

Anónimo disse...

Melhor assim!

Anónimo disse...

Em Alcanede nao ha problemas desses há mto dinheiro. Pelo menos o pessoal que la trabalha nao se queixa e tambem nunca ouvi ninguem da direcçao queixar-se da camara municipal. Ta tu ok em ALcanede

Anónimo disse...

www.alcanede.pt.am

Joao Paulo disse...

Bom noite como todos sabem o blogue dos bombeios Municipais de Santarem apos a saida do comandante Jose Alberto parou quem sera o maestro daquele blogue deve ser o homem do po de pedra agora comandante, por isso pedia para publicarem esta noticia.
Bombeios Municipais Activos novamente....
Depois da saida do comandante J.Alberto o que acabou com os voluntarios naquele Corpo de Bombeiros e com a concordancia dos restantes membros do comando, agora os dois que ficaram e estao a aceitar e a contratar bombeiros provenientes dos Voluntarios de Santarem os tais que nao tinham formaçao para poderem ter um Corpo com mais efectivos, so resta saber quem vai pagar a esses homens porque a promessa de irem para o quadro da Autarquia foi dada pelos mesmos, afimaram perante todos que seriam contratados para prestar serviço naquele corpo, tudo isto agora vai ser possivel fazer ou o IGAL agora nao vai aparecer para controlar estes contratos viciados novamente, Os municipais de Santarem na pesoa do senhor comandante vai ser mais uma estratejica de dr mais euros a alguem, porque ele tem uma sociedade com o Jose Alberto e firmas para colucaçao de extitores e materias de extiçao de incendios em todas as vesturias que faz, sabe quem vem ca por eses equipamentos o antigo comandante de Fatima SIM esse.